HomeBiblioteca/LivrosDoutrinaVídeo AulasMemória Digital
Alvaro Valle
Alvaro Bastos Valle

Patrono
ENFIM, UM ESCRITOR SEM ESTILO, SEM HERDEIROS
   
Não sou um homem muito culto. Mas sempre tive o cuidado de me cercar de completos ignorantes. Claro, não se pode evitar o nascimento nem a morte. Mas não dá pra melhorar um pouco o intervalo? A infância não, a infância dura pouco. A juventude não, a juventude é passageira. A velhice sim. Quando um cara fica velho é pro resto da vida. E cada dia fica mais velho.

O homem é o único animal que ri. E é rindo que ele mostra o animal que é. O homem é um animal inviável. Para bom entendedor meia palavra basta. Entendeu ...ecil? Ás vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também.

Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem. Para você parecer culto é só ficar de olho no que o outro cara ignora. Fobia é um medo com PhD. Enólogo é quem entende de vinho, me ensinam. E por que os que falam de vinho na minha frente estão sempre tomando uísque?

No Brasil o sol nasce pra todos. A chuva, só pro sul do país. Estatística mostra que este ano, com a recessão, aumentou em 60% o roubo nos bancos brasileiros. Não diz de que lado. O Brasil é realmente muito amplo e luxuoso. O serviço é que é péssimo.

Um otimista é uma pessoa que não tem certeza sobre o futuro desse país. Os franceses inventaram o esprit de corps. Os brasileiros inventaram o esprit de porc. No Brasil o otimista dorme com medo de acordar pessimista. O Brasil está dividido entre os abertamente cínicos e os que não conseguem se conter.

Ser pobre não é crime mas ajuda muito a chegar lá. Quem morre não deve. A morte é um desconto geral de todas as faturas. Miserável mesmo é quem não gasta o dinheiro que tem. O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinheiro.

O que o dinheiro faz por nós não é nada em comparação com o que a gente faz por ele. O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário. Há homens que devem à esposa tudo o que são, mas em geral, os homens devem à esposa tudo o que devem. O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta.

A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota o ovo. Político profissional jamais tem medo do escuro. Tem medo é da claridade. Uma coisa que eu garanto como candidato: se vocês todos votarem em mim, dentro de um ano estarão profundamente arrependidos. Nunca tantos deveram tanto a tão porcos. Nunca ninguém perdeu dinheiro apostando na desonestidade.

Jesus foi crucificado entre o bom e o mau ladrão. Pois é: naquela época havia 50% de bons ladrões... Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar. Nunca conheci ninguém podre de rico. Mas já vi milhares de pessoas podres de podre.

Cada vez há mais fortunas feitas entre o pôr-do-sol e o nascer-do-sol do que entre o nascer-do-sol e o pôr-do-sol. Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder. A probidade não tem cúmplices. Como diz o cara absolutamente íntegro apanhado roubando: "bem, eu também sou humano."

O dinheiro não é só facilmente dobrável como dobra facilmente qualquer um. Um rato não pode ser juiz na partilha de um queijo. Quando acabarmos de comer o queijo vamos distribuir ao povo todos os buracos. Aviso aos navegantes: em Brasília ainda tem dois deputados do baixo clero sem patrocinador. Generalizando-se a corrupção, restabelece-se a Justiça. O crime não compensa. Mas de que é que vivem os juízes do Supremo Tribunal?

Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não comeu. Não, o Brasil não é o único país corrupto do mundo. Mas a nossa corrupção é a mais gratificante.

Quem confunde liberdade de pensamento com liberdade é porque nunca pensou em nada. O otimista não sabe o que o espera. O ovo frito de hoje anula o galeto de amanhã. Canalhas melhoram com o passar do tempo (ficam mais canalhas). Você pode evitar descendentes. Mas não há nenhuma pílula para evitar certos antepassados.

É melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra. A Academia Brasileira de Letras se compõe de 39 membros e 1 morto rotativo... Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento pra envelhecer.

Sempre me benzo - e, se em vez de Millôr Fernandes, eu me chamasse Bulbo Raquidiano?

Tudo o que se leu aqui - frases, máximas, aforismos, apotegmas, haicais - são engenho e arte do cartunista, desenhista, humorista, dramaturgo, tradutor, escritor e pensador Millôr Fernandes. Morreu na terça-feira, 27 de março, na mítica Ipanema da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde nasceu e viveu os seus 88 anos. Deixou o Brasil mais triste, pobre e medíocre, simplesmente porque era um gênio da raça. Da raça humana.



   
 
 
© - 2009 www.fundacaoalvarovalle.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922