HomeBiblioteca/LivrosDoutrinaVídeo AulasMemória Digital
Alvaro Valle
Alvaro Bastos Valle

Patrono
AL QAEDA ENSINA TERRORISMO
   
No dia seguinte ao atentado de Boston, um repórter da rede CNN fazia entrevistas de rua quando ouviu de um dos entrevistados, por sinal um professor de Havard, a suspeita de que a Al Qaeda estava viva e ativa. E o entrevistado explicou que quando mataram Bin Laden a maioria dos americanos pensou que com ele tinha morrido também sua organização terrorista. Mas este tipo de atentado tem a nítida inspiração da Al Qaeda.

O diretor da CIA, a agência de espionagem norte-americana, Leon Panetta, por sua vez, afirmou que a rede terrorista deve quase certamente estar tentando vingar a morte de Osama bin Laden. Acrescentou que apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está. Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e devemos e vamos permanecer vigilantes e resolutos.

Mas uma outra matéria da rede informava que Dzhokhar Tsarnaev, o suspeito internado depois de capturado ferido no ataque da maratona, disse aos investigadores federais que ele e o irmão morto receberam informações sobre a construção de bombas pelo site da Inspire, revista eletrônica on-line de recrutamento da Al Qaeda na Península Arábica, que supostamente ajudou a orientar os acusados do atentado a Maratona de Boston.

Segundo Erin Macleam, da NBC, a Inspire, tem como objetivo formar uma geração de assassinos. E ele explica: "É como qualquer revista que você iria encontrar na fila do caixa do supermercado, ou no bolso do assento à sua frente em um avião. Traz as manchetes de capa e artigos provocantes como "Faça uma bomba na cozinha da sua mãe". A revista foi idéia de Samir Khan, um jovem blogueiro e Photoshop gênio da cidade de Charlotte, o segundo maior centro financeiro dos Estados Unidos, na Carolina do Norte, que se mudou para o Iémen em 2009 e coordenou as ações para ajudar a al Qaeda a criar o site para recrutar e orientar jovens aspirantes a terroristas. Samir foi morto em setembro de 2011, aos 25 anos, por um ataque de drones americanos no Iêmen, que também matou Anwar al-Awlaki, um clérigo radical. Desde sua morte os analistas de terrorismo, acham que a revista assumiu uma aparência menos profissional.

A Inspire é uma das muitas maneiras de como a Al Qaeda usa a Internet para atingir o seu público-alvo. Numerosos extremistas domésticos e internacionais motivados por interpretações radicais do Islã foram influenciado pela revista e, em alguns casos, teriam utilizado fabricação de bombas seguindo suas instruções em suas tentativas de realizar ataques.

Segundo grupos de monitoramento do terrorismo a revista, foi publicado pela primeira vez em 2010, como PDFs e links obscuros que a passaram toda a web. Para estes especialistas na era da Internet, deletar o site seria praticamente impossível. A página é publicada em inglês e orientada para o público ocidental, particularmente os jovens que possam ter inclinações para o terrorismo. Para Oren Segal, diretor da Liga Anti-Difamação do Islamismo, "o site é uma janela para ver Osama bin Laden falando, traduzido em legendas, mostrando quão interessante vai ser para um jovem a radicalização e mostrando artigos sobre a jihad, a guerra santa contra o Ocidente." Os artigos são anunciados no mesmo estilo que as publicações ocidentais com as receitas de 30 minutos ou conselhos sobre sexo. Outros artigos divulgam planos para destruir edifícios e realização de ataques contra carros, trens e comércio, "atingindo os infiéis no seu quintal e deixando-os malucos, particularmente com pequenas operações para enervar o inimigo".

Mas a tese do professor de Havard segundo a qual a Al Qaeda está em plena atividade, encontra ressonância em outro atentado frustrado no Canadá. James Malizia da Real Polícia Montada informou que os acusados de complô contra um trem receberam apoio da Al Qaeda e do Irã. A polícia canadense afirmou que prendeu dois homens acusados de conspirar para descarrilar um trem de passageiros na região de Toronto, no Canadá, em uma operação que, segundo policiais, foi apoiada por elementos da Al-Qaeda no Irã. "Se esse complô tivesse sido realizado teria resultado na morte ou grave ferimento de pessoas inocentes", disse o policial. Na operação foi preso Chiheb Esseghaier, de 30 anos, de Montreal, e Raed Jaser, de 35, de Toronto, responsáveis pelo o complô.





   
 
 
© - 2009 www.fundacaoalvarovalle.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922