Curso de Formação Política -
Aula 2 A
ESCOPO: “Iniciamos a segunda unidade do curso de formação política a distância do Instituto Fundação Alvaro Valle com a recuperação de uma inesquecível aula do saudoso professor Alvaro Valle. Nesta palestra que reeditamos para os cursos da Fundação Alvaro Valle, o expectador passa a entender em poucos minutos a origem dos principais movimentos e acontecimentos políticos da nossa história recente, Ditadura Vargas, Nazismo, Queremismo, Segunda Guerra, Redemocratização e o surgimentos de partidos como a UDN constam dos temas destes imperdíveis conteúdos, vamos assistir”.

 
Apostila_Unidade2_Aula2A
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 B
ESCOPO: “Voltamos para mais um encontro com o conhecimento, na série de aulas promovidas, pelo Instituto Alvaro Valle, para o curso de formação política a distância. Nesta envolvente aula de Alvaro Valle, que tivemos a felicidade de recuperar para o nosso curso, o professor carioca traça um panorama da vida republicana no brasil, dentro do intervalo entre a deposição de Getúlio Vargas e sua volta consagradora numa acachapante vitória eleitoral, sem esquecer é claro da repercussão do período marcado pelo governo do general Dutra. A aula de hoje mostra como a história apresenta Getúlio Vargas tanto no papel de ditador como na função de líder democrata, é hora de assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2B
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 C
ESCOPO: “Estamos de volta para mais uma conversa dentro do nosso curso de formação política a distância, promovido aqui pelo Instituto Fundação Alvaro Valle. Nesta aula emocionante com Alvaro Valle o expectador terá acesso aos fatos que relatam o clima e ambiente de conturbação da luta política no governo do presidente já eleito Getúlio Vargas. O destaque fica por conta da narrativa sobre o atentado que pretendia matar a bala o principal opositor de Vargas. e, logo em seguida, também como destaque o suicídio de Getúlio Vargas no cargo de presidente da república. Uma aula em que a gente não tira os olhos da terra, uma aula para guardar para sempre, sem demora vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2C
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 D
ESCOPO: “Seja bem-vindo seja bem-vinda, a mais um encontro virtual para o nosso próximo compromisso da agenda do curso de formação política a distância promovido pelo instituto fundação Alvaro Valle. Nesse nosso encontro de hoje, passaremos a entender os fatos que marcam um período de extremismos, radicalismos e controversas na república brasileira desde a enfermidade que afetou um vice-presidente que chegou ao cargo de presidente da república graças a ocorrência de um suicídio histórico. Esta é mais uma elucidadora aula saudoso professor Alvaro Valle, recuperada para o nosso projeto voltado para a formação e o conhecimento. Vamos para mais este banho de informação em linguagem simples e eficiente”

 
Apostila_Unidade2_Aula2D
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 E
ESCOPO: “Estamos de volta para mais um encontro, com o passado do Brasil, nesta segunda unidade do curso de formação política a distância promovido pelo instituto fundação Alvaro Valle. No encontro de hoje nós teremos a chance de saber como era o brasil em um dos mais importantes períodos de instabilidade política para nosso país. Para falar deste intervalo da linha do tempo republicana do brasil, o professor Alvaro Valle deixa como legado uma competente analise sobre os anos Jk, a antológica eleição de Jânio Quadros, o início de um período de crises e confrontos em nossa república e muito mais. mais que uma aula, este vídeo é um registro histórico que você não pode perder, vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2E
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 F
ESCOPO: “Neste encontro de hoje voltamos para nossa jornada do conhecimento na série de aulas promovidas pelo instituto fundação Alvaro Valle, para o curso de formação política a distância. Hoje nós conheceremos as razões da crise política que levou o presidente Jânio Quadros a renúncia do seu mandato presidencial. Nesta aula a análise de Alvaro Valle, revela bastidores da estratégica de renúncia de Jânio e o impasse que levaria o brasil para um parlamentarismo que entra em cena para evitar um golpe militar, é uma aula imperdível, você precisa assistir”.

 
Apostila_Unidade2_Aula2F
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 G
ESCOPO: “Voltamos para essa oportunidade virtual de conhecimento dentro da segunda unidade do curso de formação política a distância promovido pelo instituto fundação Alvaro Valle. Nesse nosso novo encontro você vai saber como e porque o Brasil esteve à beira de uma guerra civil por causa de um veto militar a posse do vice de Jânio quadros que já tinha renunciado. Numa antológica aula o professor Alvaro Valle disserta com precisão sobre as circunstâncias da adoção do sistema parlamentarista para evitar uma ruptura que mais tarde se mostrou inevitável. Mais uma aula do documentário para você, vamos assistir”.

 
Apostila_Unidade2_Aula2G
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 H
ESCOPO: “Retomamos agora a nossa agenda do conhecimento a partir de um episódio da Unidade 2 do curso de formação política a distância do Instituto Fundação Alvaro Valle. Hoje você vai saber com riquezas de detalhes como e porque a tese da ruptura que gerou o regime militar que semeada desde a decisão do plebiscito que restituiu o sistema presidencialista para o Brasil nos anos de 1960 um relato ilustrado que vai da gestão do presidente João Goulart com plenos poderes até o momento em que ele foi deposto no regime militar, vamos assistir”.

 
Apostila_Unidade2_Aula2H
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 I
ESCOPO: “Estamos de volta para mais uma história política no Brasil, estamos na segunda unidade do curso de formação política à distância promovido, pelo Instituto Fundação Alvaro Valle. Nesta ponto da nossa cronologia dos fatos teremos a oportunidade de ouvir o professor Alvaro Valle revelando suas impressões sobre os primeiros dias do movimento que levou a interrupção do governo do presidente João Goulart mais um relato ilustrado que vai das marchas dos militares pelo afastamento do presidente da república a sua partida para o Uruguai até seu reestabelecimento de um novo governo agora, de Castelo Branco. Vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2I
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 J
ESCOPO: “Voltamos para mais uma conversa de nossos cursos de formação política a distância promovido pelo instituto Alvaro Valle. Nesta elucidadora aula com Alvaro Valle você terá a oportunidade de entender como e porque depois de instalado o governo militar de 1964, fracassaria a tentativa do prometido restabelecimento do sistema da escolha dos governantes pela via do voto direto. A partir desse ponto você passa ater acesso aos bastidores que levaram o país há um longo período que só existiam dois partidos políticos um tempo em que o brasileiro ficou sem direito ao voto para presidente da república. Vamos rememorar assistindo com Alvaro Valle”

 
Apostila_Unidade2_Aula2J
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 K
ESCOPO: “sejam bem-vindos a mais um encontro virtual para o nosso próximo compromisso com o conhecimento dentro do curso de formação política a distância promovido pelo instituto Alvaro Valle. Na palestra de hoje Alvaro Valle relatará como foi os primeiros passos para a construção do movimento pelo reestabelecimento da democracia perdida no Brasil desde o surgimento do regime militar ao mesmo tempo que, crescia o radicalismo com a adoção de medidas extremas de ambos os ambos os lados, o regime militar se fortalecia com adoção de medidas graves, extremas com o uso da força até com o fechamento do congresso nacional. Vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2K
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 L
ESCOPO: “Voltamos para mais uma oportunidade virtual de restauração da memória nacional dentro da segunda unidade do curso de formação política a distância promovido pelo Instituto Fundação Alvaro Valle beste ponto em remontamos a vida republicana no Brasil em mais uma aula antológica o professor Alvaro Valle pontua os fatos que levaria o país a mergulhar nas trevas de uma ditadura embalada pelo crescimento da economia. Nesta palestra disserta com conhecimento de causa sobre a ascensão e a queda do prestígio da chamada linha dura dentro da ditadura militar responsável pela afirmação de um regime autoritário e discricionário. É mais uma aula documental com o brilho do professor Alvaro Valle, vamos assistir”.

 
Apostila_Unidade2_Aula2L
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 M
ESCOPO: “Estamos de volta com a série de aulas promovidas pelo Instituto Alvaro Valle para os cursos de formação política à distância. Nesta palestra que traz a assinatura do saudoso professor Alvaro Valle. O expectador terá a oportunidade de conhecer um dos mais fieis relatos relacionados aos fatos que explicam o declínio do regime militar no Brasil até o momento em que o civil pisa no Palácio do Planalto depois de 20 anos sob o comando de autoridades fardadas, uma aula fundamental para você, vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2M
 

Curso de Formação Política -
Aula 2 N
ESCOPO: “Voltamos pelo Instituto Alvaro Valle para dentro da segunda unidade do curso de formação política à distância para seguirmos na jornada do conhecimento. Nesta aula envolvente, Alvaro Valle encerra esta unidade do nosso curso trazendo considerações que já eram oportunas e relevantes para as suas palestras realizadas nos anos de 1980. Neste emocionante encerramento somos colocados diante dos fatos que assim como no passado ainda hoje persistem e estão no caminho da nossa evolução e maturidade política, vamos encerrar com chave de ouro, vamos assistir”

 
Apostila_Unidade2_Aula2N
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

 
 
© - 2009 www.fundacaoalvarovalle.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
Tel.: - (61) 32029922 SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903 Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF