HomeBiblioteca/LivrosDoutrinaVídeo AulasMemória Digital
Alvaro Valle
Alvaro Bastos Valle

Patrono
 
NOME DE ÁLVARO VALLE É ETERNIZADO NA CÂMARA
 
Deputado Alvaro Valle
Deputado Alvaro Valle
A decisão que "batizou" com o nome de Álvaro Valle o prédio do anexo I da Câmara dos Deputados, materializa um justo reconhecimento à folha de serviços de um dos mais notáveis deputados da história republicana brasileira.

A 'Revista Balanço 2011' da Câmara dos Deputados publicou, na edição de janeiro de 2012, página 77, a homenagem que a Casa prestou ao saudoso deputado Álvaro Valle, fundador do Partido Liberal.

Em reconhecimento a história e trabalho do patrono do Instituto Alvaro Valle, o anexo I da Câmara agora é conhecido pelo mesmo nome cuja referência é de nacionalidade, patriotismo, honra e dedicação à causa educacional.

A aprovação do Projeto de Resolução 210/09, em outubro de 2011, reafirmou a importância do trabalho de Valle, que, ao tomar posse em 1974, foi o único deputado a ser acomodado no anexo I da Câmara, até então utilizado apenas como área administrativa.

Na época em que foi eleito, com a maior votação de seu partido no Rio de Janeiro, o renomado professor e diplomata carioca surpreendeu-se com a falta de espaço para acomodação dos parlamentares em gabinetes apropriados.

Sem a sala para abrigá-lo o deputado carioca não se deu por vencido, requisitou ao Diretor-Geral da Casa uma máquina de escrever, onde, acomodado no próprio Salão Verde, ditou para sua secretária o primeiro de uma série de discursos de seis mandatos ininterruptos.
   
 
 
© - 2009 www.fundacaoalvarovalle.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922