PROVÉRBIO DO VALLE
Um hospital público de médio porte, no interior do Brasil, tinha terríveis problemas financeiros, apesar de estar localizado em uma comunidade relativamente rica.
A prefeitura e a direção do hospital, de grande capacitação técnica, não conseguiam comover a comunidade para que colaborasse. De repente, um industrial local sentiu dores terríveis nos rins durante a madrugada e o melhor nefrologista da região, por acaso, estava na cidade para ver outro doente naquele hospital público.
O problema não era tão grave, exceto para o paciente. Eram cálculos que, expelidos, trouxeram o alívio ao industrial.
Ele foi visitado por leões, rotarianos, pela maçonaria e pelo empresariado local, na hora de maior dor. Todos ficaram impressionados com o sofrimento do companheiro, que o prefeito, habilmente, instalara numa suíte do hospital, construída na esperança de receber algum dia um paciente ilustre. Dois dias depois, toda a sociedade local voltou à suíte florida para ver o industrial, rosado e bem disposto, iniciar a campanha de fundos para modernização do hospital. Hoje, é um dos melhores hospitais públicos do interior do país.