Provérbios

PROVÉRBIO DO VALLE

A Corda sempre arrebenta do lado mais fraco

A sabedoria desse provérbio é frequentemente esquecida por pessoas mais afoitas. No entanto, ele é infalível, e muito usado por tipos sem-caráter.

No Itamaraty, a disciplina é rígida. Conheci um funcionário que tinha um processo certeiro de derrubar os que estavam à sua frente. Vivíamos na Suécia, onde se fala uma língua mais rara que o português. Como falava o idioma local, ele induzia seus concorrentes suecos a serem insolentes com os chefes, sem que soubessem bem o que estavam escrevendo. Fazia-os redigir em português, memorandos assim: “Com a devida vênia, acho uma bobagem o que Vossa Senhoria escreveu…”

The chain is no stronger than its weakest link

Os pobres suecos assinavam, pensando que diziam apenas: “creio que Vossa Senhoria deveria ponderar.” Caíam como bonequinhos de boliche porque a corda, é claro, sempre arrebentava do lado mais fraco. E o nosso herói subia mais uma letra.

Quando eu fui servir na Escandinávia, passei a pedir aos funcionários que me escrevessem em sueco. Eu estava aprendendo a língua e fazia deles meus professores, discutindo cada frase. Eles ficavam orgulhosos e procuravam ser muito precisos em memorandos que viravam textos de aula. Aí, eu descobri que os insolentes funcionários eram humildes. Em troca, eu lhes ensinava português e mostrava o que eles haviam escrito. Descobrimos coisas fantásticas. Um auxiliar (evidentemente demitido há muito tempo) escrevia ao Embaixador, dizendo que a Embaixatriz, por ser muito gorda, havia feito sucesso na cidade. O indignado ex-funcionário foi induzido a confundir graça (“todos acharam a Embaixatriz muito graciosa”) com “graxa”, gordura em espanhol. O funcionário-vilão foi demitido e vocês vão pensar que o provérbio falhou. Não. O que aconteceu, foi que a corda ficou mais fraca do lado dele.

Há neste provérbio um conselho óbvio para os que estão do lado mais fraco da corda: não se exponham em excesso. Em inglês, o conselho é mais direto e expressivo: a corrente não é mais forte que o seu elo mais fraco. Não contemos com uma corrente sendo até onde o seu elo mais fraco possa resistir. Vamos pensar na riqueza dessa frase. Ela merece um dia de reflexão.