Provérbios

PROVÉRBIO DO VALLE

A Coruja acha seus filhos lindos

O provérbio não se aplica especificamente a crianças. Está implícita a ideia de que toda a mãe acha seus filhos lindos. Mas isso é óbvio, e não sustentaria um provérbio tão famoso, se não ensinasse muito mais. Afinal, todas as crianças são bonitas.

A ideia é mais ampla: todos admiram suas próprias obras. Alguém já leu uma autobiografia em que o autor diga “eu sou um canalha”? Nem os grandes ladrões ou assassinos escritores, até por deferência literária, disseram-se canalhas. Esqueçam a mãe e aproveitem para nos dar, paternalmente, uma lição de psicologia.

Para o rico o supérfluo é o necessário, para o pobre o necessário é o supérfluo.

Acabei de ler a autobiografia de um político muito discutível, e de má fama entre pessoas de boa fama. Como o autor tem muita idade, todos os personagens e testemunhas já morreram. Então, ele está livre. Quem termina o livro, acha que o autobiografado foi o personagem mais importante da história.

do Brasil, com a possível exceção de D. Pedro II. No entanto, entre cinquenta brasileiros que estão lendo este livro, quarenta e nove nunca ouviram o seu nome. Segundo o livro, tudo que aconteceu enquanto ele foi vivo, foi por causa dele. O que aconteceu de ruim, foi apesar dele. É muita cara de pau!

Mas é provável que o autor não esteja mentindo conscientemente. Ele acha os seus feitos formidáveis. Vocês já viram um ex-presidente, ex-governador, ex-prefeito dizer “Eu reconheço que fiz uma péssima administração”? Claro que não. Todos acham seus filhos lindos.

Para não esquecer o sentido literal, conto um caso rápido. Fui procurado uma vez por uma senhora aflita que contava a história de seu filho. Ele estava na praia, em um inocente banho de mar, quando houve uma batida rotineira da polícia. O jovem estava sem documentos e foi preso. Por uma série de equívocos, estava há três anos na cadeia. Eu me senti um novo Ioiá, com mais chances. Novamente juízes e promotores, até saber toda a história. A flor de pureza havia feito três assaltos à mão armada, matado dois trabalhadores, fugido do presídio (condenado por latrocínio) e, realmente, havia sido pego em uma batida por estar sem documentos. Só que ao descobrirem quem era. Mas para a mãe, o filho era lindo.